Daniela Coelho
Neuropsicologia
Conheça alguns contextos de aplicação:
Avaliação Neuropsicológica pré tratamento neurocirúrgico
A avaliação neuropsicológica pré-cirúrgica auxilia ampliando qualitativamente os achados de exames de neuroimagem, correlacionando os achados estruturais versus função cognitiva relacionada. Por exemplo: tumores cerebrais, epilepsia, malformação artériovenosa (MAV), aneurismas incidentais, protocolos para tratamento cirurgico de Mal de Parkinson (Deep Brain Stimulation - DBS), etc.
Avaliação das Funções neurocognitivas em neurocirugia do paciente acordado
A monitorização intraoperatória normalmente ocorre quando envolve neurocirurgias em áreas cerebrais eloquentes, por exemplo: área cerebral relacionada linguagem. A avaliação das funções neurocognitivas é realizada pelo neuropsicólogo no momento em que o neurocirurgião faz o mapeamento cerebral através da estimulação cortical, junto ao neurofisiologista. O neuropsicólogo devidamente qualificado e com experiência é fundamental neste processo, pois, visa-se a preservação da função neurocognitiva relacionada a área cerebral.
Avaliação Neuropsicológica após tratamento neurocirúrgico
Normalmente quando ocorre um acometimento cerebral (Acidente Vascular Cerebral - AVC, Traumatismo Craniano, Tumores etc) indica-se a avaliação neuropsicológica. A avaliação neste momento visa conhecer o perfil cognitivo destacando as habilidade e possíveis dificuldades após o ocorrido. Conhecendo o perfil após a lesão cerebral, são estabelecidas estratégias para adaptação e qualidade de vida do acometido e seu entorno.
Avaliação de mudanças no padrão neurocognitivo e comportamental ao longo do tempo
As mudanças cognitivas (dificuldades de atenção, memória etc) e comportamentais ao longo dos anos podem indicar algum tipo de disfunção cerebral. Neste sentido a avaliação neuropsicológica pode contribuir no diagnóstico diferencial para doenças de Alzheimer, Demência Vascular, Hidrocefalia por Pressão Normal (HPN) que muitas vezes pode ser confundida com Alzheimer.
Reabilitação neuropsicológica
Ela visa compensar, adaptar e diminuir os impactos de alterações cognitivas e comportamentais nas atividades de vida diária do paciente. Ela envolve tanto o paciente quanto a família.